Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Musculação e suplementação alimentar

Muitas pessoas acham que a musculação é um esporte mais masculino, que mulher "marombada" é feio, etc. Sinto pena de quem pensa assim, pois com a musculação podemos sim ganhar massa ou só definir os grupos musculares, como a ginástica, só que sem a pressão de uma aula comum. O bom é que podemos ir a qualquer hora, sem ter aquele compromisso de horário. Sou praticante e adepta a essa modalidade há mais de 10 anos, e não consigo imaginar como seria se tivesse que parar. Pratico de 3 a 5 vezes por semana, sendo que alterno com exercícios cardio-vasculares (bicicleta e esteira). Os resultados são bem rápidos, a auto-estima e o pique aumentam bastante, sem falar que qualquer atividade esportiva tem poderes desestrassante devido ao hormônio serotonina liberado, que dá aquela sensação de prazer (como após comer um chocolate, por exemplo). É claro que, como tudo na vida, nada é bom se feito com exagero. Há uns anos frequentava 2 academias, uma para fazer aulas de Body Pump (que saudade!), e a outra para fazer karatê e musculação. Resultado: meu corpo pediu arrego e, em vez de ficar de bem com a vida, sentia-me fisica e mentalmente esgotada. Saí do Pump, fiquei com o Karatê e com a muscula. Até que ano passado (2010) meu grupo de karatê acabou de vez (outra grande pena, apesar de ser bem puxado e difícil, eu estava já na faixa roxa) e fiquei só no levantamento de pesos. Não que eu ame de paixão, para falar a verdade, para mim o esporte já foi incorporado como parte da minha rotina de vida. E já que vejo proveito e que me sinto bem, não reclamo das dorzinhas eventuais, consequência dos exercícios.



Acho lindo músculos bem torneados, e por isso, uma vez um professor me indicou Whey Protein, proteína do soro do leite em pó, para tomar antes e depois do treino, misturado com água, suco ou leite. Gostei do resultado, do preço e do gosto. Aí o mesmo professor me indicou aminoácidos, que também são proteínas, mas de uma forma mais pura e de absorção mais rápida. O resultado foi melhor ainda. Tem vários sabores e não precisa misturar com nada. Um pouco mais caro que a Whey Protein.Veja o que encontrei sobre eles:

Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas e são essenciais para o corpo humano.
Malhadores e esportistas são as pessoas que mais se beneficiam com a suplementação de aminoácidos porque eles ajudam no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular.
Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas, que devem estar em ótimo funcionamento para que você possa aproveitar ao máximo a sua alimentação e suplementação.
Os aminoácidos também influenciam no seu humor, na concentração, na agressividade, na atenção e no sono.
Depois que uma proteína é ingerida, as enzimas digestivas a quebram em aminoácidos. Os aminoácidos são, então, usados individualmente para a criação de novas proteínas e enzimas.
Os aminoácidos isolados são mais rapidamente absorvidos e assimilados do que as proteínas. Eles influenciam atividades farmacológicas e fisiológicas, como, por exemplo: o anabolismo, a regulação hormonal e as funções neurotransmissoras. Os aminoácidos individuais conseguem desempenhar funções que as proteínas não conseguem, tornando-se, assim, grandes aliados dos shakes protéicos que auxiliam no ganho de massa muscular e na melhora da performance.
Os aminoácidos individuais possuem funções e vantagens específicas, que podem também ser combinadas. Existem diversos suplementos para ajudar no consumo desses aminoácidos e aumentar sua performance.

Então qual suplemento de aminoácidos devo escolher?

L-Arginina: Estudos (como demonstrados por Evoy D. em sua pesquisa extensiva sobre o papel da arginina) demonstraram que a arginina desempenha vários papéis no corpo, sendo que a mais interessante para quem pratica atividades físicas é a característica de ser precursora do óxido nítrico (NO2).
L-Glutamina:Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado nos músculos durante períodos de estresse, como, por exemplo, em exercícios intensos e no treinamento com peso. A glutamina é considerada “incondicionalmente essencial” porque seu esgotamento pode causar perda muscular e uma baixa na função imunológica.
BCAA: Os aminoácidos BCAA (cadeia ramificada) compõem-se de Isoleucina, Leucina e Valina, e representam um terço das proteínas do tecido muscular. Essa contribuição significativa os torna essenciais para a construção dos músculos e para o aumento de energia nas células musculares. Eles também são convertidos em outros aminoácidos quando surgem deficiências.
Amino Líquidos:Estes são proteínas em versões líquidas. Possuem uma alta digestibilidade e são ideais para serem usados antes e depois da atividade física. Podem, ainda, servir como uma proteína prática para complementar uma refeição a qualquer hora.
Aminoácidos Combinados em Tabletes: Estes combinados ajudam na reparação, no crescimento e no desenvolvimento do tecido muscular. Também ajudam na produção de mais de 50 mil proteínas e 15 mil enzimas. Leia a página de cada suplemento de aminoácido combinado para saber a sua função específica.
Packs:Estes packs contêm combinações específicas de macro e micronutrientes. Além de fornecer importantes vitaminas e minerais difíceis de serem obtidos apenas pela dieta, fornecem também aminoácidos essenciais, carboidratos e, alguns deles, fornecem ácidos graxos essenciais e energizantes. 

(http://www.corpoperfeito.com.br/ce/aminoacidos)

É claro que é sempre bom conversar com um nutricionista ou com seu instrutor antes de sair por aí tomando suplementos e também é bom lembrar que deve-se sempre fazer uma pausa, pois o uso contínuo pode trazer más consequências para o corpo, que depois de um certo tempo, fica "acostumado" com aquela substância e passa a não fazer mais efeito.
Sobre a alimentação, aí vai uma dica: todo mundo que malha sabe perfeitamente a fome que dá (e no caso da musculação, o corpo fica queimando gorduras ao longo do dia, diferentemente dos exercícios aeróbicos, que queimam na hora), por isso o ideal seria comer algo leve de 3 em 3 horas para suprir essa perda e tirar mais proveito da sua malhação.

Aqui, em 2004, em uma aula de Body Pump.


Aqui em 2005, na aula de karatê kyokushin. Fazendo flexão com as pontas dos dedos.Ótimo condicionamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário