Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dicas para o crescimento capilar

Bem, aqui postarei alguns produtos que usei e outros que foram dicas de pessoas que conheço ou que encontrei na net, além de outras dicas.



A mais conhecida e barata: vitamina A ou Arovit. São vendidas em ampolas, na perfumaria. Podem ser usadas misturadas ao creme ou como leave-in (sem lavagem). Custam de 80 centavos a R$ 1,20.

Ampolas de hormônio, aquelas azulzinhas. Hoje em dia não não vejo muito na forma de vidrinho, mas uma versão maior para ser usada com o leave-in.

Jaborandi, versão ampola (geralmente na cor vermelha) ou shampoo (usei por muito tempo o da Pharmaervas). Ele evita a queda por quebra e estimula o crescimento. A ampola também custa baratinho e os shampoos variam muito de preço.

Monovin A: é um tipo de vitamina para animais só vendida em casas de produtos agropecuários. Busquei em um Pet Shop e não encontrei, aí desisti. Mas a base dela é a vitamina A. Dizem que umas gotinhas no shampoo ajuda na maciez e faz o cabelo crescer até 3,5 cm por mês (a média é 1,5). Detalhe: a "overdose" pode deixar os cabelos oleosos e ter efeito reverso (queda). Como já disse em outro post, não é bom abusar nem da queratina nem das vitaminas, pois isso pode enrijecer e saturar o cabelo. Só pode ser usado durante 3 meses.



Shampoos à base de Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, que são estimulantes sangüíneos (como o Jaborandi).

Agora tem 2 vitaminas muito receitadas por dermatologistas: uma é o Haar Intern, que custa cerca de 50 reais e vem com 60 comprimidos, ou seja, 2 ao dia. Dá para 1 mês. Deve-se tomar durante 3 meses, no máximo, depois fazer uma pausa. Não tem contra-indicação (só no caso de gestantes).

Haar-Intern é um preparado com fundamento biológico vegetal, para estímulo e renovação dos cabelos, bem como para a melhora de sua estrutura.
Haar Intern possui vitaminas importantes, que dão às células germinativas impulsos de crescimento decisivo, também fazem parte do composto. A influência salutar da Vitamina D sobre o crescimento dos cabelos já é bastante conhecida.

A Vitamina B6 age em casos de queda de origem seborréica, e a Vitamina A, cuja ação benéfica ficou comprovada em vários Tipos de ocorrência de queda de cabelos, complementam a ação abrangente de Haar Intern.


  • Restaurador biológico da saúde, do crescimento e do equilíbrio dos cabelos;
  • Tratamento medicinal para queda, falta de brilho e oleosidade dos cabelos.
Fabricante: Vitamed. Uso há 2 meses e estou gostando bastante. Recomendo!

Outra vitamina, ainda melhor, segundo minhas fontes, porém bem mais cara, é a Pantogar, indicada para o mesmo fim, porém, essa espalha mais para a pele e para as unhas. Ele custa cerca de 80 reais, mas só vem 30 comprimidos. Também tem a opção com  90 e o preço também sobe!

Veja mais:

Pantogar®
Queratina, cistina e associações
Uso adulto ou pediátrico (crianças maiores de 12 anos)
Via oral

Composição - Pantogar

Cada cápsula contém:
Pantotenato de cálcio 60 mg; Cistina 20 mg; Nitrato de tiamina 60 mg; Levedura medicinal 100 mg; Queratina 20 mg, Ácido aminobenzóico 20 mg. Excipientes: Celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício.

Indicações - Pantogar


Perda difusa de cabelos (perda de cabelo por razões desconhecidas). Alterações degenerativas na estrutura de cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não- maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor); cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV; prevenção do aparecimento de fios brancos. Desordens no crescimento das unhas (unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis).

Contra-indicações - Pantogar

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências e precauções - Pantogar


Uma vez que a formação dos cabelos ocorre lentamente, é importante tomar PANTOGAR® regularmente, na dose prescrita, por um período de 3 a 6 meses, para garantir o sucesso do tratamento. PANTOGAR® não é indicado para alopecia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina). Entretanto, nestes casos, PANTOGAR® pode fortalecer os cabelos remanescentes. A alopecia cicatricial se caracteriza pela ausência ou diminuição definitiva dos pêlos, podendo ser causada por traumas, queimaduras químicas ou físicas, infecções por fungos, bactérias, vírus ou outros parasitas, câncer interno e doenças, tais como: líquen plano pilar, lúpus eritematoso, esclerodermia, mucinose folicular. Se os sintomas persistirem ou se o objetivo do tratamento não for alcançado, consulte o seu médico.

Principais interações medicamentosas e/ou alimentos - Pantogar

Não são conhecidos relatos de interação de PANTOGAR® com outros medicamentos, alimentos, tabaco ou álcool. Entretanto, caso tenha sido tratado com um medicamento que contenha uma sulfonamida (por exemplo: sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina, sulfametoxazol), informe o seu médico antes de usar PANTOGAR®.

Restrições a grupos de risco - Pantogar


Gravidez: Recomenda- se que PANTOGAR® seja utilizado apenas na segunda metade da gestação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação: Não são conhecidas restrições para o uso do produto durante a lactação. Pediatria: Não se recomenda o uso do produto por crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que não foram realizados estudos específicos para esta faixa etária. Geriatria (idosos): Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes idosos.
Insuficiência renal/hepática: Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes com insuficiência renal ou hepática.
Não há contra- indicação relativa a faixas etárias.

Modo de usar e posologia - Pantogar

Se não houver orientação médica contrária, seguir exatamente a dosagem a seguir: Adultos: 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral.
Crianças maiores de 12 anos de idade: 1 a 2 cápsulas ao dia, de acordo com a idade, por via oral. A duração média do tratamento é de 3 a 6 meses. Se necessário, o tratamento pode ser continuado ou repetido.

Reações adversas - Pantogar


Foram relatados raros casos de reações de intolerância ao medicamento, tais como: aumento repentino de suor; pulso acelerado; reações dermatológicas, como coceira e urticária, ou desconforto gastrointestinal, como queimação, náuseas, gases e dor abdominal.

Apresentações - Pantogar


Caixas com 30 e 90 cápsulas.
Venda Sob Prescrição Médica.
Registro no M.S. 1.0974.0196.
BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda.

Pantogar - Laboratório

BIOLAB SANUS
(Fonte: http://www.bulas.med.br/bula/12921/pantogar.htm)

Outras dicas:
Ative sua circulação sangüínea
A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais - responsáveis pelo crescimento - para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários. Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sangüínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. E não esqueça de beber muita água e da atividade física. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver obstrução de alguma veia, ela deverá ser tratada, ou nenhuma destas dicas valerá.

Minimize seus vícios
Se você tem um couro cabeludo sadio, nada interferirá no crescimento do seu cabelo. Além de tomar muito cuidado com o seu organismo, é imprescindível abolir alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos seus fios.


- Pare de fumar - a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.


- Não tome banho com água quente - a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas.

- Evite dormir com os cabelos molhados - isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- Retire os excessos de produtos - o ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz.

Vitamine-se por dentro e por fora
Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais: uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor. "O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem. Como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, o que sobra vai para o cabelo", explica Geová Gouveia.

Deixe seu couro cabeludo respirar
A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. "Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros", explica a terapeuta capilar Sheilla Bellotti. Então, fique longe de tudo que aqueça seu couro cabeludo ou abafe-o. 


(Fonte: http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI1620476-EI7615,00.html)

Aparar as pontas e hidratar os fios de tempos em tempos, especialmente se você for "usuária" de química! Aparar é como podar as folhas murchinhas de uma planta para  que nasçam outras mais saudáveis e também para diminuir os estragos feitos pelos agentes externos como vento, cloro, maresia, uso da chapinha e secador, além do dano químico. É cortando com frequência que o cabelo cresce, sim porque ele fica mais saudável (embora o crescimento aconteça da raiz para as pontas).

Agora vamos às considerações finais. Primeira: é sempre bom consultar um bom dermatologista se o problema da queda ou falta de crescimento persistirem, ok?
Segunda: já ouviu falar que pílula anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer também? Eu até conheço quem já usou a técnica e afirmo que isso é mito, pois a absorção é mínima!

Espero que as dicas sejam proveitosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário