Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Noções básicas de colorimetria: o que fazer para anular reflexos indesejados nos cabelos?

Esta é a Estrela de Oswald, com as cores primárias e secundárias. Entendê-la é fundamental para anular aquela nuance indesejada no seu cabelo, é muito simples. As pontas opostas são cores que se anulam, ou seja, o violeta anula reflexos amarelados (por isso o shampoo usado por nós, loiras, tem que ser dessa cor, ou por isso apelamos para a violeta genciana no shampoo, creme, etc), o azul anula o laranja (por isso existe descolorantes chamados de pó azul,  porque cabelos escuros tendem a puxar para o laranja ao serem descoloridos e a presença deste pigmento vai impedir isso) e o vermelho vai anular o verde. O vice-versa também vale, ok? Esses reflexos indesejados podem ocorrer numa tanto numa coloração como numa descoloração. Cabelos loiros e brancos tendem a amarelar e os vermelhos quando desbotam, acabam ficando laranja ou rosa. Mas neste caso, o uso de um bom tonalizante basta para devolver a cor e o brilho perdidos. Bem, em termos de pigmentos roxo, já sabemos que existem shampoos, condicionadores e a própria violeta genciana que podem ser usadas, mas e os outros tons? Muitas marcas boas possuem mixers usados tanto para realçar um reflexo (por exemplo, se você quer um acobredo intenso, usará um mixer laranja na sua coloração normal, assim a cor ficará mais vibrante e desbotará menos) como para anulá-lo, ou seja, poderá usar um pouco de mix azul (que também puxa para o cinza) junto com sua tintura se seu cabelo tende a puxar para o cobre (laranja) e isso não for do seu agrado. Também é possível usar os mixers depois da tintura, tanto para intensificar o tom como para corrigi-lo. Uma maneira de fazer isso é misturando uma cobrinha de 1,5 cm com uma colherinha de água oxigenada de 10 volumes e água ou uma medida de shampoo e deixar agir por uns 3-5 minutos. Para anular reflexos esverdeados de cabelos loiros, tanto em processos químicos como físicos, como o cloro da piscina, por exemplo (o cabelo ficou assim provavelmente pela reação do amarelado do cabelo com o o azul do cloro), basta um pouco de mix vermelho (até anilina diluída no álcool serve) misturado deste jeito. É batata! Isso funciona não só para tintas permanentes, mas também para as fantasias (semi-permanentes). Nem precisa descolorir casoalgo deu errado!
Pronto, adeus reflexo indesejado, alô cor vibrante!



4 comentários:

  1. oie eu to com o cabelo com fundo vermelho pois pintei ele de castanho claro como eu faço pra tirar esse fundo sem escureçer o meu cabelo? obg bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leid!! Que número de tinta vc passou e que cor tinha antes? era natural ou tingido? Assim dá para ter uma ideia melhor, falando só assim não consigo indicar nada além da mesma tintura sem reflexos (por exemplo 5.0, que é castanho claro natural).

    ResponderExcluir
  3. ola Flavia eu eu trabalho em um salão e to com um probleminha com uma cliente ela pintava o cabelo de preto azulado so q ñ mas e esta com 3 cm de raiz natural inventou de fazer luzes no cabelo so ate então foram puxados os fios na toca e na parte da lateral e na franga o cabelo ficou alaranjado.descobri aqui no seu blog q produtos com pigmentos azulado tira esse alaranjado mas so que ela ñ quer mas deixar eu jogar pó descolorante tem algum outro produto que eu possa usar?

    ResponderExcluir
  4. Letcya, o que vc pode usar é o Bleaching Oil, que é um descolorante menos agressivo por ser óleo, mas tem que usar ox junto. É ideal para quem já descoloriu e precisa descolorir mais e não quer danificar tanto. E também tem o Decap Color, que retira pigmentos artificiais sem agredir, mas é bem mais lento. Tenho postagens sobre os s produtos no blog, dê uma olhada na caixa de pesquisa!!

    ResponderExcluir