Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Por que aprender um idioma extrangeiro?

Aprender é a essência da vida, aprendemos coisas novas todos os dias, desde coisas pequenas até grandes lições...mas aprender por prazer é muito melhor do que por necessidade. É como quando estamos na escola e temos que estudar aquelas matérias para as quais não temos a menor aptidão...é uma tortura, uma chatice, um desespero! Mas aprender por gosto é outra história. Ter sede de conhecimento e beber dessa fonte mágica é maravilhoso!
Como professora de línguas (Inglês sempre, Português antigamente e Espanhol esporadicamente), posso dizer que a maioria aprende uma segunda/ terceira língua mais por necessidade, porque os pais obrigam, o trabalho exige, porque a pessoa vai fazer uma viagem e precisa se comunicar, enfim, todas aquelas explicações de gente desesperarada que ouço, geralmente de gente que não gosta dos idiomas. De fato, na minha mais sincera opinião, parace que os brasileiros aprendem Inglês nas coxas mesmo. Os repórteres da tv nacional tem uma pronúncia horrível, gramática e vocabulário pobres e passam vergonha!
Por outro lado, também tem aqueles que aprendem porque gostam e querem saber mais sobre essa língua que é uma das mais faladas no mundo porque ela está presente nos melhores filmes, músicas, jogos, na internet, etc. No Brasil só há uma língua em uso e obrigatória, e deve ser por isso que muitos pensam que não faz falta aprender outra. Mas seria egoísta e pretensioso demais da nossa parte achar que não precisa, né? Nada vem fácil!
As principais causas da desmotivação das pessoas são: falta de tempo, de dinheiro, de interesse e dificuldade. Claro, tem gente com mais dificuldade que outras, mas isso não quer dizer que a pessoa não aprenderá nada! Se não insistir, não vai aprender mesmo! Outros motivos são: professor que traumatiza aluno, grupo pouco coeso ou que acaba em determinado nível, demasiadas faltas, método que não adequado ao aluno, aluno que não se adapta ao método, livros chatos, falta de dedicação, dentre muitos outros. Sim, dedicação é a chave para tudo nesta vida! Embora eu conheça muita gente que não se dedica muito e falta demais na aulas mas que se sai bem porque tem facilidade, mas são poucos!
Bom, agora vamos aos motivos pelos quais todo mundo deveria aprender um idioma extrangeiro. Seria redundante falar da suma importância no mercado de trabalho por profissionais bilíngues ou trilíngues, pois creio que todos já estão bem cansados de saber disso. Você pode fazer amigos (ou até relacionamentos, por que não?) internacionais, você pode até ser convidado para passar um tempo na casa desse amigo! Aprender faz você entender melhor o mundo e as diferentes culturas, os problemas globais e até mesmo os do seu próprio país. Faz você pesquisar, usar o cérebro, ser criativo (é por isso que os médicos recomendam a leitura e o aprendizado para evitar problemas como o Alzheimer). Faz você criar e defender seus argumentos e pontos de vista. Faz você interagir com os colegas de classe e com seu professor, faz você compartilhar conhecimentos e aprender com os erros e dúvidas dos outros. Faz você aprender mais sobre a história do mundo e, consequentemente, entender melhor o presente. Faz de você mais culto, mais admirado, mais respeitado, mais importante, faz seu status pessoal subir, deixa você mais independente para ler e entender manuais de instrução que não vêm em Português. Nossa, poderia continuar escrevendo até amanhã os motivos...
Com tantas vantagens, a grande pergunta é: por que não tentar?! Quanto mais cedo, melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário