Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ser professor é...um doce prazer ou um suave veneno?

 Ser professor é...

orgulhar-se por poder compartilhar seu conhecimento com quem tem fome de aprender, conviver com diversos tipos de pessoas, personalidades, temperamentos, classes sociais, profissões e bagagem cultural. É ser mãe/ pai, psicólogo, amigo, palhaço, comediante, malabarista, mártir, ídolo, músico, poeta, Judas, enfermeiro, etc. É ter que vestir sempre seu melhor sorriso, mesmo em um dia de dor, cansaço, frio, calor ou introspecção. É ser criativo, flexível, paciente, legal e prestativo. É dar o máximo de si sem esperar que a recíproca seja a mesma. É tentar enfrentar as críticas com bom humor e fazer o possível para melhorar as falhas. É ter que escutar que a culpa é sua quando um pai/mãe se queixa que o filho ficou de recuperação. É ter que competir com os alunos para ver quem fala mais alto ou fazer o (im)possível para que o assunto seja sempre do agrado do aluno. É ser condenado pela única vez que você atrasou 3 minutos e nunca ser lembrado pelas vezes que você ficou 10 minutos a mais. É não ser lembrado pelo seu dia (15 de outubro) e nem agradecido pelos seus esforços (ok, nem sempre!). É ter que sobreviver com um salário que, na maioria das vezes, não está à altura da sua competência. É ter que trabalhar de manhã, de tarde e de noite, de sábado para viver dignamente. É esforçar-se para dar uma nota justa pelos esforços dos alunos. 



Mas também é aprender com as dúvidas, aprender a ser humilde, humano e fraternal. É usar o talento (raro) que Deus nos deu para impulsionar vidas rumo ao sucesso. É escutar que adora sua aula e que sentirá sua falta quando o curso acabar. É saber que você foi responsável pelo progresso e pelo interesse de um aluno. É criar um ser à sua imagem e semelhança ser dar à luz, mas dar a luz ao ser que você cria, dia a dia, com amor e carinho e algumas palavras de repreensão. É moldar-se de aordo com eles. É chegar em casa e contar estórias engraçadas que acontecem am aula. É compartiulhar experiência de vida. É padecer no paraíso e ficar por lá mesmo!! É...um doce prazer ou um suave veneno? Ainda não descobri...afinal, dizem que alguns venenos matam mais lentamente, não é? 







Obrigada a todos pelo prestígio e também pelas críticas! "O que não me mata, me fortalece"...



Nenhum comentário:

Postar um comentário