Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

terça-feira, 1 de maio de 2012

Descoloração forte/ coloração em tons verdes (Candy Color) e tratamentos.

Olá, meninas apaixonadas por cabelos! Vou relatar primeiro, como não podia deixar de ser, meus experimentos com uma descoloração forte. Estava com a raiz de 2 cores: meu tom normal (1 dedinho) e mais uns 3 dedos de loiro claríssimo, enquanto o resto estava platinado e multicolorido. A última descoloração fraca que tinha feito foi há 2 meses (usei Bleaching Oil e água oxigenada de 30 volumes), aí fui mantendo a raiz clara só com tinta (12.11 Color Perfect +superclareador + ox 40) para ver se meu cabelo pegava força. Uma coisa aprendi e não vou mais fazer, definitivamente: descolorir e tingir com tintura superclareadora de 1 semana a 10 dias depois. Não adianta, o corte químico é inevitável! Bom, a última descoloração forte que havia feito foi há 4 meses (usei Igora, pote azul, com ox de 30 vol). Desta vez resolvi arriscar e tentar clarear um pouco mais, porém sem correr on risco de machucar meu couro cabeludo: usei Igora com 1 parte de ox de 40 volumes e 1 parte de água quente, para amenizar um pouco os danos. Posso dizer que achei satisfatório sim, considerando que untei a parte a ser descolorida com óleo de argan (genérico, claro!) e coloquei um pouco de bapantol, queratina líquida e óleo de amêndoas doces na mistura, além de 3 gotinhas de violeta genciana e um pouquinho de mix azul, para evitar reflexos amarelados e alaranjados. Segui o ritual de tratamento correto: após a neutralização com shampoo roxo mais ampola de anti-porosidde,  fiz umectação com Renew C, da linha Absolute Repair (Loréal), óleo de mamona e manteiga de karité. Deixei 10 minutos. Lavei de novo com shampoo reconstrutor. Parti para a coloração com tintas fantasias (já chego lá!) e para uma super hidratação, com vitaminas e meus melhores cremes de fortalecimento, anti-queda, repositor de massa, etc. Mas desta vez não usei cremes reconstrutores, já que estes acabam selando as cutículas. A reconstrução vem depois da umectação e da hidratação, depois é só alegria! Quero dizer, tem que manter sempre, com hidratações semanais e reconstruções a cada 10 ou 15 dias, não é nada fácil! E desta vez vou fazer outra coisa diferente: vou fazer outra descoloração, já que a raiz não alcançou o tom do resto do cabelo, já que trata-se da mesma química e não de uma diferente (como a tintura). Mas vou esperar 3 semanas, quando o cabelo estiver "pronto prá outra". Aí penso usar Bleaching Oil amarelo com ox de 40 e água morna, pois está comprovado que o Bleaching Oil, apesar de ter amônia, não causa os mesmos danos que outros descolorantes (nem os que não possuem amônia). Não abre mais que 5 tons, mas não preciso mais que isso. Aí sim, partirei para cauterização (que faço em casa mesmo) e selagem (no salão), sem deixar de lado essa sequência de tratamento (umectação com óleos, hidratações, reconstruções e mais hidratações!).

Bom, sobre a coloração, desta vez tirei o lilás e o turquesa das pontas mais compridas e usei Tropical Green (Candy Color), que se aplicado em um cabelo platinado ou por cima do azul, ficaria mais azul que verde, já que essa tinta tem base azul. Misturei com amarelo (Hard Banana) e um pouco de Lemmon (verde limão) e ficou um verde mais fechado, levemente azulado (vamos ver como fica quando desbotar!). Mantive o amarelo com laranja e o Lucky Green, que no final achei bem parecido com o Tropical, mas deixei também com base mais verde (também acrescentando amarelo e Lemmon). Na hora de pintar, o azul turqueza e o resto de amarelo (neon) aliados às cutículas abertas da descoloração mancharam, se misturaram e acabou saindo um verde neon, parecido com Lemmon. Mas adorei o resultado, já que estava mesmo tentando chegar neste tom...acidentes acontecem, mas alguns até que não são ruins! Aí acabei deixando essa cor e passei um pouco de Lemmon por cima para ficar degradê em verde. Mantive o azul atrás de tudo e o vermelho, claro. E o resultado:



Acredito que terei uma visão melhor dos verdes (Lucky e Tropical) conforme for desbotando. E acredito que o brilho e a textura se recuperem depois da 3.a lavagem, quando fizer uma reconstrução e mais uma hidratação. Mas uma coisa eu digo: se for descolorir com ox de 40 vol, melhor misturar com água quente ou morna. E invista em tratamentos, use sempre bons cremes, profissionais mesmo (Loréal, Moroccanoil, Kerastase, Redken, Alfaparf, Igora, etc), vale a pena! Se não puder comprar, vá ao salão. Uma destas hidratações custa cerca de R$ 30 a 45. E vale lembrar que a sequência correta de tratamentos pós-descoloração é: hidratação, umectação (ou as 2 coisas juntas, melhor ainda! Adicionar um bom óleo vegetal ou manteiga à hidratação faz diferença!) e reconstrução. Desta vez não caiu 1 fio! Pois é, galera, vivendo e aprendendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário