Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alimentos que aumentam o metabolismo e ajudam a emagrecer

Qualidade de vida basicamente se resume em dormir bem, ter atividades de ócio, saber dosar a hora de trabalhar e descansar, praticar atividades esportivas pelo menos 3 vezes por semana e, claro, ter uma dieta balanceada. Mas depois dos 30 anos nosso metabolismo começa a cair aos poucos, e aí é legal saber como os alimentos podem trabalhar ao nosso favor.
Alguns destes alimentos, chamados de termogênicos, ao passar pelo processo de digestão, geram um gasto maior de energia devido a suas propriedades, e por isso, aceleram o metabolismo, dando uma mãozinha para perdermos peso. Aí vai uma pequena lista de alguns destes alimentos:


Pimenta: a pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsaicina que, de acordo com estudos, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. A pimenta pode ser usada para temperar saladas, sopas, etc.

Chá verde: possui muitos benefícios ao organismo, entre eles, a prevenção de doenças, o bom funcionamento intestinal, além de acelerar o metabolismo. Uma xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das refeições é uma boa maneira de começar. Se você acha o gosto meio amargo, pode até tentar aqueles com sabores de frutas. No verão, bem geladinho, não é nada mal, né?

Gengibre: assim como a pimenta, se for consumido com frequência, também pode aumentar o metabolismo em até 20%. Ele pode ser mastigado (se você gosta de sabor forte, claro), ser usado no preparo de chás ou sucos. Também é excelente para prevenir e curar gripes e resfriados.

Canela: melhora o sistema imunológico e também pode ser termogênico. Pode ser colocado no café, no chá (em pó ou em pau), em vitaminas ou em frutas. Além de ressaltar o sabor e aguçar o olfato, pode dar aquela forcinha na sua dieta!


Água gelada: beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura dela no organismo e isso gera uma energia maior.


É claro que esses alimentos sozinhos não fazem milagre, tudo tem que ser aliado a uma dieta rica em verduras, legumes, frutas leves e muita água. É importante ressaltar que a água apenas faz com que eliminemos toxinas, o que é muito importante também. Sem esquecer de fazer pequenos lanches a cada 3 horas para diminuir o consumo maior em menos refeições. Ah, e evitar de comer carboidratos depois das 18h (quando nosso organismo entra em processo de descanso e queima menos calorias).




(Fonte: Revista Drogaria São Paulo edição de outubro de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário