Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dúvidas frequentes sobre tintas fantasias e respostas

 1. Precisa descolorir para pegar?
 Sim, precisa e ponto final. Se você quiser que a cor fique mais viva, quanto mais claro o cabelo, melhor fica a tinta e maior a durabilidade.


2. Quantas descolorações precisa fazer?
Depende da cor natural do seu cabelo, do pó descolorante, da volumagem da água oxigenada e da tinta que você quer usar. Se seu cabelo é castanho médio (tom 4), com uma descoloração os vermelhos, laranjas, alguns roxos (mais escuros) e alguns rosas já pegam. A volumagem da ox é geralmente de 30 volumes e o pó pode ser com ou sem amônia (estes abrem até 4 tons e os com amônia abrem até 8). Verdes, azuis mais escuros e roxos mais claros pegam melhor com 2 descolorações e os brancos, cinzas e azuis mais claros com 3 ou mais.


3. Precisa hidratar depois de descolorir?
Sempre, mesmo que faça só 1 descoloração, pois as escamas ficam muito abertas. Isso facilitará a absorção da tinta (já que ela não oxida, ou seja, não tem amônia e não precisa de ox), mas as escamas abertas farão com que a tinta desbote mais facilmente também e pode também ser mais propenso à queda.


4. Meu cabelo já é loiro natural. Mesmo assim precisa descolorir?
Sim, mesmo que muito pouco, com 10 ou 20 volumes, pois como eu disse, a tinta entra pelas escamas abertas (pela descoloração), já que não oxida.


4. Essas tintas estragam o cabelo?
Não, ao contrário, elas até tratam. O que estraga é a descoloração. Por isso precisa hidratar e fazer reconstrução.


5. Toda vez que for retocar precisa descolorir?
Não, no comprimento e nas pontas, é só lavar com shampoo normal ou com anti-resíduos, dar uma secada e passar que pega. Pode deixar a raiz crescer bem para descolorir e retocar, sempre hidratando.


6. Que cores duram mais?
Quanto mais escura a cor, maior a durabilidade. Vermelhos escuros, roxos e azuis-escuros costumam durar bastante.


7. Precisa fazer teste alérgico e teste de mecha?
O teste alérgico é importante, pois apesar de não conter componentes fortes, cada pessoa pode desenvolver alergia a um determinado tipo de produto ou de pigmento. Não custa fazer para evitar riscos. O teste de mecha serve para ver se a cor vai ficar do jeito que você quer que fique.


8. Essas tintas servem como tonalizantes para cabelos já tingidos?
Sim, se a cor com a qual você tinge for parecida com a da tinta fantasia. Geralmente os vermelhos e os laranjas são usados como toners e são melhores que tonalizantes comuns, pois as cores são mais vivas e por não conter química. Mas se seu cabelo for preto, nem adiante querer passar azul que não fará nem cócegas.


9. Onde compro essas tintas?
Somente a Keraton Hard Colors é vendida em perfumarias (geralmente nas grandes), mas as outras são vendidas em lojas especializadas (como na Galeria do Rock, em São Paulo), ou pela net, através de sites, blogs ou vendedoras com perfil no Facebook, Orkut, etc. As importadas também podem ser encontradas no e-bay.


10. As importadas são sempre melhores que as nacionais?
Geralmente, mas algumas nacionais são muito boas e mais baratas.


11. Quais são nacionais?
Exotic, Candy Color e Keraton Hard Colors.


12. E as importadas?
Special Effects, Raw, Punky Color, Jeans Color (mas ela é vendida aqui, em algumas perfumarias), Directions, Color Rinse, Manic Panic, etc.


13. Quanto custam?
As nacionais variam de R$ 20 a 35 e as importadas, na média de R$ 50-65.


14. Tem tintas que brilham no escuro? E na luz negra?
Se tiver tinta que brilha no escuro, desconheço. Algumas cores de algumas marcas (incluindo as nacionais) brilham na luz negra sim. Aí tem que ver o catálogo.


15. Qual a duração média?
Há tintas que duram 2 lavagens até as que duram até 40.


16. Elas saem totalmente com as lavagens?
Não, para tirar totalmente tem que decapar ou descolorir, pois essas tintas são semi-permanentes.


17. Elas mancham a roupa, o travesseiro, etc?
Algumas mancham nas primeiras lavagens, por isso é bom usar roupas, toalhas e roupa de cama mais escuras. Mas as manchas saem lavando.


18. Posso pintar em casa?
Sim, sem problema, desde que tenha luvas, pincel, capa protetora, etc.


19. Se quiser mudar de cor, tenho que descolorir?
Depende. Se quiser passar uma cor mais clara sim. Mas tintas com base parecidas pegam por cima de cores desbotadas. Só para garantir, é bom usar usar Dekap color antes. Detalhe: vermelho não pega por cima de roxo, nem desbotado (experiência própria) e vice-versa nem sempre pega. Só se a tinta vermelha desbotar para rosa e estiver já bem desbotado, aí pega.


20. Elas mudam de cor com as lavagens?
Algumas mudam, especialmente os vermelhos, que caem para o rosa ou para o laranja, sempre. Roxos e azuis só desbotam. Verdes às vezes caem para azul ou para amarelo, dependendo da base.  Os brancos costumam ficar meio roxinhos nos primeiros dias, mas com as lavagens ele fica branquinho.

21. Posso entrar no mar e/ou na piscina?
N unca tentei, mas acho que é melhor evitar, pois o sal resseca o cabelo e o cloro pode mudar a cor e soltar na água. Mas se não tiver jeito, uma touca deve ser útil.


22. Básico: o que é tinta fantasia?
São tintas coloridas, das mais diversas cores e marcas, geralmente de origem vegetal, com componentes hidratantes, que não clareiam cabelos naturais ou tingidos (não oxidam), que são aplicadas em cabelos descoloridos, são semi-permanentes (saem progressivamente à medida que se lava o cabelo). Já dava para deduzir, né?


Considerações finais:


Cores diferentes costumam chamar à atenção, então se você não se importa que as pessoas olhem, perguntem, elogiem, critiquem, etc, vá fundo e escolha sua (s) cor (es). Dependendo do seu trabalho, pode não ser legal também, por isso pense bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário