Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cabelos coloridos: só para pessoas que não têm medo de ter personalidade própria.

Pois é, eu tenho cabelo colorido e amo! Desde que eu tinha uns 13 anos (faz teeempo!) já pintava com violeta genciana (pasmem...ela pegava no meu cabelo virgem, pois ele nunca foi muito escuro), depois com papel crepom vermelho, verde, xampu colorante...enfim, hoje graças a Deus existe as queridas tintas fantasias (tintas coloridas que não oxidam, mas precisam de descoloração para pegar). Desde que comecei a usar e abusar das cores de diversas maneiras, as pessoas começaram a me parar em tudo que é lugar só para perguntar sobre o meu cabelo ou só para elogiar mesmo! E quando não param, ficam olhando, comentam, apontam...as crianças (especialmente as meninas, claro!) adoram! Não tenho medo de quem não gosta e acho ridículo ter preconceito. Graças a Deus que na minha profissão ninguém embaça por causa disso! Ser diferente é o máximo! E sou eu mesma quem cria as inovações, testo marcas, faço misturas, etc. Já manchei (sem querer), decapei, descolori, fiquei com alergia a uma tinta (ok, vou dizer, foi a Soft Color, acobreado intenso), etc. Aprendi bastante sobre tudo isso, basicamente pela internet, conversando com cabeleireiros e amigos e  também por experiência própria. Aprendi, por exemplo, a SEMPRE testar um produto antes de usar porque a gente nunca sabe como nosso corpo reagirá a certas químicas e pigmentos, aprendi que não se deve EM HIPÓTESE ALGUMA descolorir com água oxigenada de 40 volumes, aprendi que descoloração e escova progressiva são incompatíveis, aprendi sobre pré-pigmentação, sobre reflexos e neutralização de cores, etc. Conheci diversos produtos e marcas, diversos tipos de hidratação e comestíveis (sim, mel, maisena, iogurte, etc) que podem ser utilizados em uma (posteriormente farei uma postagem mais detalhada sobre hidratações e produtos), gastei uma graninha e perdi "alguns" fios de cabelo também, mas não me arrependo de nada! Agora vamos a algumas fotos dos meus experimentos:

Aqui (acima) estou com o cabelo descolorido, tingido com 12.11 e tonalizado com Richèsse (milk shake gelo) e com mechas na cor magenta (da Jeans Color, Alfaparf). Foto tirada em setembro de 2011, luz do sol, sem flash.





Aqui (acima), tonalizei com Exotic, Branco Ice e no vermelho, misturei Vermelho Incrível (Exotic) com Deep Red (Jeans Color). Tiradas em Janeiro de 2011,  uma com luz do sol, sem flash e a outra com flash.

Aqui acima, o vermelho é uma mistura de Nuclear Red (Special Effects, tinta importada) com banho de brilho magma, da Kert. O azul é Ecstasy Blue, da Keraton Hard Colors + Magic Blue (Exotic).



Acima, o cinza só está tingido (12.11 da Color Perfect) e o vermelho também. Este, é mistura da Contrasti Rosso com mix 6000 (ambas da Alfaparf) e acho que tem um pouco de 5.66 da Wella (desbotou muito nas pontas, aí parei de pintar com tintas que oxidam). Agosto de 2011, com flash.




 Aqui temos o branco platinum (Exotic) e vermelho hot (Exotic). O platinum fica meio roxinho, mas vai saindo com as lavagens e fica cinza...mas ainda prefiro o branco ice.


Nesta, as pontas roxas são resultado da mistura do azul da Keraton com magenta. Novembro de 2010, com flash.




 Aqui o cinza é Richesse (Lóreal) e o vermelho é Nuclear Red, da Special Effects. Dezembro de 2010, luz do sol.


Nesta, é Richesse no cinza, Diesel Green da Keraton e a mistura de azul + magenta (=roxo). Isso foi um pouco antes de eu cortar. Maio de 2011, luz do sol.



Aqui (acima), com o cabelo bem mais curto (precisei!). Maio de 2011, luz do sol. Cinza com Richesse Milk Shake Gelo+ Pérola e um pouco de banho de brilho Cinza Cendré, da Kert. Vermelho com Nuclear Red + Vermelho Incrível.




Nesta acima, o platinado está descolorido, tingido (12.11) e tonalizado com Richesse milk shake gelo+ milk shake pérola, o azul está misturado (magic blue da Exotic+ Color Rinse Turquoise. Esta última é uma tinta UV inglesa). O vermelho também está tingido (Contrasti Rosso e mix 6000 da Alfaparf) e tonalizado com Chili Red (Alfaparf) e Vermelho Hot (Exotic). Foto com flash.






Acima, as pontas estão da cor Diesel Green, da Keraton Hard Colors, que para mim acaba puxando para o azul por causa dos pigmentos roxos e porque foi passada em cima do azul desbotado da foto anterior.O vermelho está tonalizado com Chili Red + Deep Red. Foto com flash.



Nesta, a raiz está descolorida e matizada com VG e Keraton Polar Ice no creme. O vermelho está tingido (na mistura da tintura usei Vermelho Hot). Nas pontas usei mistura de Magenta (Alfaparf) + Ecstasy Blue (Keraton HC). Optei por essa cor porque desbota menos, mas até que gostei do resultado! Ligeiramente mais curto...estava com umas pontas estranhas, aí eu mesma cortei! Foto com luz natural e flash.


 Aqui (1 semana depois) eu tingi a raiz, tonalizei o resto com Keraton Prata Cendré, as pontas ainda roxinhas (mesmo depois de 3 lavagens!) e o mesmo vermelho. No meio do processo, desfiei as pontas com uma navalha e cauterizei e hidratei mais, ou seja, outro cabelo! Tudo bem que a foto foi tirada com flash, mas o aspecto "ao vivo" ficou bem melhor!



Raiz branquinha: e olha que foi só com uma descoloração com Igora e ox de 30 vol e uma tingida com ox de 30 também. Antes eu fazia 2 descolorações (uma com 30 vol + platine precision e outra com pó sem amônia e ox de 20 + uma parte de água morna). Tingia com ox de 40 vol...resultado: corte químico e "físico"...corte bem mais curto, mas agora os quebrados igualaram embaixo e o tom da raiz chegou no mesmo do comprimento. Tenho que voltar a me acostumar com cabelo mais curto, mas acho que está melhor, além de mais fácil para arrumar! (Agosto 2011). Foto com flash.





 Nestas, a novidade é só a mistura dos coloridos mesmo: na franjona e nas pontinhas consegui o roxo misturando magenta com ecsasy blue e um pouco de magic blue, então ele ficou azulão com reflexo roxo nas pontas e roxão na franja (tingida com vermelho). Agosto de 2011, foto com flash.

Flavia´s poem: Wheel of fortune (Jan, 2011)

Wheel of fortune

Another birthday and one more year gone by,
Yet I can still catch myself wondering...when?, how? why?
What kind of success have I accomplished?
How many, among things we start. are we actually able to finish?

How far can we go in search of a dream?
How many  times must we fail before we learn how to win?
If only I could be taken for a saint instead of a sinner,
If only once I could feel what´s like to be a real winner...

I´m not searching for anyone´s approval,
I just wish I had a helping hand to lift me when I fall.
If only falling down didn´t hurt so bad...
Perhaps I wouldn´t feel so damn depressed or mad.
After all, what does it take to feel just a little glad?

Is it all just a matter of time?
How long must I wait until I can get some kind of sign?
One day I know I´ll be free and released...
I´m sure my questions will be answered and my pain will be eased...

Until then I´ll just have to get by anyway...
Hope I might survive without going astray,
Following my instincts and not some stupid advice.
I´ve spun the wheel of fortune but I still haven´t cast my lucky dice.
Praying for luck to be right here by my side.






segunda-feira, 30 de maio de 2011

More funny English idioms!

To get off somebody´s back: parar de implicar com alguém, parar de pegar no pé.
Exemplo: Get off my back! Stop telling me what to do all the time!

To mind somebody´s own business: cuidar da própria vida.
Exemplo: Why don´t you stop being such a gossip and start minding your own business instead?



To hit the road/to make tracks: ir embora, ir para casa
Ex: It´s getting late. I´d better hit the road/make tracks.


To hit the jackpot: tirar a sorte grande
Ex: Jane thinks she´s hit the jackpot with such a beautiful family and a successful career.


To hit the ceiling/roof, to see red, to be as mad as a bull: perder a cabeça, ficar louco da vida
Ex: Bob hit the ceiling/saw red/was as mad as a bull when he found out his papers were missing.


I hope you´ve enjoyed them!!

English Idioms: give your vocabulary a boost!

Você sabe como dizer "estar no mato sem cachorro" em Inglês? Dizemos "to be up (shit) creek (without a paddle)". Literalmente isso quer dizer "subir o riacho sem um remo". Exemplo: When John found out he was going to be fired, he realized he was up (shit) creek (without a paddle) because of all the bills he had to pay.

Agora, sabe quando a gente fala "minha mãe vai ter um filho/ vai surtar se ela descobrir que eu tirei zero na prova de matemática"? Isso em Inglês fica: "my mom is going to have kittens if she finds out I got a zero on the math test". "To have kittens", ao pé da letra, quer dizer "ter gatinhos"...English is just crazy, isn´t it? But it´s also fun!!

domingo, 29 de maio de 2011

Mais um amuleto/símbolo: Cruz Ansata

Ha muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da ressureição.
Muitos, sem ter qualquer conhecimento sobre a história de Ankh, acabam afirmando que este é um símbolo originalmente satânico ou um símbolo criado por algum culto de magia negra, porém, acredita-se que seu real significado (que originalmente era egípcio) aponta par uma direção oposta a da cultura popular, pois a idéia mais aceita é de que o ankh na verdade seja um símbolo relacionado a vida.
A alça oval que compõe o ankh sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida. Em outras interpretações, representa a união entre as divindades Osíris e Ísis, que proporcionava a cheia periódica do Nilo, fundamental para a sobrevivência da civilização. Neste caso, o ciclo previsível e inalterável das águas era atribuído ao conceito de reencarnação, uma das principais características da crença egípcia. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.
Apesar de sua origem egípcia, ao longo da história o ankh foi adotado por diversas culturas. Manteve sua popularidade, mesmo após a cristianização do povo egípcio a partir do século III. Os egípcios convertidos ficaram conhecidos como Cristãos Cópticos, e o ankh (por sua semelhança com a cruz utilizada pelos cristãos) manteve-se como um de seus principais símbolos, chamado de Cruz Cóptica.
No final do século XIX, o ankh foi agregado pelos movimentos ocultistas que se propagavam, além de alguns grupos esotéricos e as tribos hippies do final da década de 60. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza.
E diziam também que quem usa-se este simbolo em algum lugar do corpo, estaria protegido pelos deuses egípcios.
O ankh popularizou-se no Brasil no início dos anos 70, quando Raul Seixas e Paulo Coelho (entre outros) criaram a Sociedade Alternativa. O selo dessa sociedade possuía um ankh adaptado com dois degraus na haste inferior, simbolizando os "Degraus da Iniciação", ou a chave que abre todas as portas. Numa outra interpretação, representa o laço da sandália do peregrino, ou seja, aquele que quer caminhar, aprender e evoluir. Em relação à Sociedade Alternativa, a realidade é que a intenção de Raul não era fundar uma comunidade concreta, tinha que ser algo anárquico, mais espiritual do que material, seria uma revolução interna do ser humano.
Na cultura pop, ele foi associado pela primeira vez ao vampirismo e à subcultura gótica através do filme The Hunger – Fome de Viver (1983), em que David Bowie e Catherine Deneuve protagonizam vampiros em busca de sangue. Há uma cena em que a dupla, usando ankhs egípcios, está à espreita de suas presas numa casa noturna ao som de Bela Lugosi's Dead, do Bauhaus. Assim, elementos como a figura do vampiro, o ankh e a banda Bauhaus podem actuar num mesmo contexto; neste caso, a subcultura gótica. Possivelmente, através deste filme, o ankh foi inserido na subcultura gótica e pelos adeptos da subcultura, de uma forma geral. Mais tarde a personagem Morte, da HQ Sandman, seria o mais famoso ícone na cultura pop relacionando o ankh e a subcultura gótica.
Desse modo, vemos que o ankh não sofreu grandes variações em seu significado e emprego primitivo, embora tenha sido associado a várias culturas diferentes. Mesmo assim lhe foi atribuído um caráter negativista por aqueles que desconhecem a sua origem e significados reais, associando este símbolo a grupos e seitas satânicas ou de magia negra. O símbolo também representa o Kemetismo, uma religião neopagã que cultiva as crenças do Egito Antigo.

(Fonte:Wilipédia)

Pedras dos signos

Aquário: Sodalita   

Fortalece a comunicação e expressão criativa. Ajuda-nos a sermos mais objetivos e menos críticos sobre os modos de lidar com a existência. Ensina a examinar as metas depois que elas forem atingidas. Estimula a coragem e a persistência

Áries: Granada


Útil no tratamento de diversos distúrbios hormonais ou infeccionais. Especialemente dos orgãos sexuais  (doenças venéreas). Ao levá-la no corpo, revigora o espírito  e comunica beleza e alegria à personalidade.

Câncer: Quartzo Verde


Fortalece a saúde em geral, tonifica e estimula a circulação sanguínea e reestabelece  as energias do corpo. Dá sorte no amor e no jogo.

Capricórnio: ônix

Refere-se à terra, ao físico, à sobrevivência e à realidade do ego pessoal. Age como ímã, atraindo as forças espirituais ao corpo. Seu uso é ideal para pessoas dispersas ou que revelam tendências ao devaneio e à fan tasia exagerada.

Escorpião: Ágata

Fortelece o coração, dá coragem e é um antídoto contra venenos. Dizem que esta pedra abaixa a febre e tem até mesmo propriedades das águas refrescantes. Aguça a visão, ilumina a mente e concede eloquência. Pode ser azul ou rosa.

Gêmeos: Hematita

Pedra revigoradora do sangue. Favorece autoconfiança e estimula uma atitude para o trabalho e os negócios.


Leão: Cristal


A pura luz branca emitida através dele, por conter todas as cores, possui qualidades regeneradoras e energizantes. É fonte de força cósmica, ideal para sessões de cura. Possui uma aura radiante, muito forte, para harmonizar o ambiente.


Libra: Citrino

Quartzo amarelo. Sua energia assemelha-se à do sol: aquece e dá vida. Ligada ao poder físico e material, pode atrair a riqueza. Útil para problemas como má digestão, infecções renais e de bexiga, prisão de ventre e outros de origem estomacal.



Peixes: Ametista

É o símbolo do terceiro olho que tudo vê. Fornece cura para a tristeza, mágoas e depressão. Possui efeito tranquilizador e deve ser aplicada quando a mente se encontra em estados extenuados, hipertensos ou oprimidos.

Sagitário: Topázio



Promove a paixão e alivia o medo. Dá força e inteligência. Magnetiza nosso ser. Estimula a clareza mental. Seu brilho diáfano nos favorece a alegria de viver e de enfrentar a vida com otimismo e fé no futuro.

Touro: Quartzo Rosa




O rosa suave e calmante desta pedra serve para curar mágoas acumuladas que reprimem a capacidade de dar e receber amor. Emana uma enerfgia que substitui as tristezas, temores e ressentimentos e resolve problemas emocionais.


Virgem: Ágata. (ver Escorpião).


Como purificar e utilizar uma pedra?


As pedras devem ser aplicadas sobre os pontos de energia do corpo, os "chakras", ou sobre qualquer região que apresente dor. Deve ser previamente lavada com água pura para purificá-la e livrá-la de energias negativas. Podem também ser energizadas com os raios solares ou lunares. Para utilizá-las, devemos desenvolver a sensibilidade (através de meditação, por exemplo), manter a pedra escolhido em contato com o corpo e mentalizar pensamentos positivos.















































sexta-feira, 27 de maio de 2011

Outro amuleto poderoso e simbólico: pentáculo.

Pentáculo (um pentagrama inscrito num círculo), é um símbolo há muito tempo associado à Magia e ao Ocultismo, ocupando papel de destaque na Wicca, ou Bruxaria Moderna. Há quem diga que o pentagrama vem do grego pentagrammon que significa “cinco linhas”. Enquanto pentáculo vem de pentaculum que se refere a um amuleto pendente, não necessariamente um pentagrama.
Podemos encontrar pentáculos (uma estrela de cinco pontas rodeada por um círculo) na decoração de objetos da Suméria, cerca de 2700 a.C., e também na escrita hieroglífica do Antigo Egito. O pentagrama figura fortemente também na cabala hebráica.
A Bruxaria o utiliza de forma marcante. A Wicca possui uma forte influência de elementos da Religião Celta, mas curiosamente o Pentagrama - praticamente o "crachá" que identifica o Wiccano - não é originalmente um símbolo celta. Na verdade, o Pentagrama já vinha sendo utilizado como símbolo de poder mágico por muitas outras tradições anteriores à Wicca.
Encontramos o Pentagrama na Magia Cerimonial, em Thelema e muitas outras. Ocultistas como Eliphas Lévi e Papus desenvolveram o tema do pentagrama e seu uso mágico em suas obras. De modo bastante interessante, algumas igrejas templárias em Portugal possuem vitrais na forma de pentagramas.
Essa ordem de monges guerreiros, tão importante na história do ocidente, ficou famosa por suas inúmeras associações com o ocultismo, a ponto de serem vitimados pela Inquisição. A presença do pentagrama em suas construções parece confirmar seu aspecto herético e ocultista. Os Templários receberam seu nome justamente por se instalarem nas ruínas do Templo de Salomão durante o período em que permaneceram em Jerusalém.
Os significados do pentagrama são muitos, dependendo da tradição:
  • O pentáculo é um símbolo pré-cristão relacionado com o culto da Natureza. Os Antigos imaginavam o mundo em duas partes: a masculina e a feminina. Quando ambas as partes conviviam em harmonia, o mundo estava em equilíbrio. Quando estavam desequilibrados, existia o caos. O pentáculo significa então o lado feminino de todas as coisas, pois remete á deusa Afrodite(ou Vénus na mitologia romana). Numa interpretação mais específica, o pentágono(ou pentáculo) simboliza Afrodite(Vénus), a deusa do amor sexual e da beleza femininos.Um facto curioso é que o planeta Vénus(que antigamente considerava a materialização da deusa) traça, de oito em oito anos, um pentágono perfeito no céu eclíptico. Tão espantados ficaram os antigos aos observarem este facto, que o pentágono se torna um símbolo de perfeição, beleza e qualidades sexuais.
  • Pode simbolizar a união dos Quatro Elementos (Terra, Água, Fogo e Ar) ao Quinto Elemento, a Quintessência, ou Princípio Vital;
  • Simbolizaria também o ser humano, com os dois pés as pontas inferiores) plantados no solo, os braços abertos em louvor (as pontas intermediárias) e a cabeça voltada ao céu (a ponta superior).
  • É utilizado como símbolo iniciático em algumas tradições Wiccanas (como a Gardneriana, por exemplo).
Algumas tradições diferenciam o pentagrama com a ponta solitária voltada para cima como sendo positivo, enquanto que a com a ponta para baixo é vista como negativa. Outras tradições não fazem essa diferenciação, aceitando o seu uso de qualquer dos modos.
No Tarot, o naipe Ouros é conhecido em inglês como "pentacles" (pentáculos) uma clara alusão a sua associação ao Elemento Terra.
Neste caso, o pentagrama simboliza todos os atributos do Elemento Terra, ou seja, a riqueza, o mundo material, o corpo físico. Como vimos acima, o Pentáculo com a ponta para cima pode ser facilmente identificado com o corpo humano.
Esta leitura simbólica torna fácil a associação do pentagrama com Leonardo da Vinci que, ao propor seu estudo das proporções humanas, o faz inserindo um homem dentro de uma figura circular, criando assim o homem perfeito.
Também na radiestesia vemos a utilização do pentagrama. Entre os radiestesistas, ele é utilizado como gráfico de proteção e limpeza.
Assim, podemos perceber que o pentagrama é um poderoso símbolo, associado desde as mais remotas eras à magia e ao ocultismo. Apesar de não ser um símbolo Celta, foi amplamente adotado pela Wicca, desde o seu surgimento, na década de 1950, e hoje identifica muitos dos seguidores dessa corrente neo-pagã.

(Fonte: Wikipédia)

Minha observação: comprei um pingente e na cartelinha diz para mantê-lo sempre energizado, seja com a luz do sol ou da lua. Lavá-lo e limpá-lo com água de alfazema também deve ser bom. Faço isso com meus cristais e outros símbolos. Na cartelinha diz que o pentáculo também simboliza os 5 sentidos e que seu centro é o sexto, ou seja, a intuição. Interessante, não?

Amuletos poderosos parte 4: olho grego ou turco

Acredita-se que este olho protege contra energia negativa e traz sorte. “O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos cristãos, como a Grécia e a Armênia”, esclarece Safa Jubran, professora de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo (USP). “Ele é encontrado em todos os países árabes, Armênia, Grécia e Irã”. É muito comum ver olhos gregos ou turcos pendurados em portas, carros ou na forma de pingentes, anéis e chaveiros. Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer “conta”, de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade. A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel. Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho turco – um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo. Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, e ao Terceiro Olho do Buda, na Índia. A fusão de culturas também chegou na elaboração dos amuletos. Como a região que engloba a Turquia coincide com áreas da Europa e do norte da África, onde a ferradura é usada como amuleto de proteção, na Turquia é possível encontrar uma combinação das duas. Ferraduras cobertas por pequenos olhos são as mais comuns.

(Fonte: http://happensintheworld.wordpress.com/2010/03/08/o-olho-grego-e-seu-significado/)

Talismãs poderosos parte 3: pimenta.

A pimenta anda ganhando popularidade como amuleto por afastar o azar e a inveja. Acredita-se que tal poder é atribuído ao seu sabor forte e ardido. Se uma pessoa te deseja mal, a pimenta afastaria suas más intenções com a mesma voracidade com que ataca seu paladar. A planta teria o papel de absorver essa energia negativa. Ter um pimenteiro em casa também é excelente porque funciona mais ou menos como a arruda. Mas lembre-se: ao murchar, jogue-a fora porque ela está carregada de energias negativas. Como amuleto é assim: se você perder o adorado pingente, chaveiro, pulseira etc, não se desespere! Isso quer dizer que ele caiu porque está carregado de energias negativas e o lugar dessa zica toda é bem longe mesmo! Melhor comprar outro e começar tudo de novo! Eu particularmente adoro esse amuleto e esse condimento! Mas se algo tem que arder, que seja os olhos dos invejosos!

Amuletos poderosos parte 2: mão de Fátima

A palavra manifestação (do hebreu iad) significa poder e é derivada de "mão", ou seja, aquilo que se pode alcançar. Símbolo da ação, a mão representa poder e domínio; a esquerda é associada ao feminino e a justiça, enquanto que a direita está relacionada ao masculino e ao rigor.
O talismã é uma expressão religiosa que concede a bênção e proteção para quem o utiliza e um dos mais conhecidos é a Mão de Fátima, representada como a força de uma mão e seus dedos abertos. Nos países de tradição católica, este símbolo ficou conhecido como Mano Pentea ou Mão da bênção e era representado com uma mão de tamanho natural, mantida nas casas com a intenção de proteger os proprietários e os bens que existiam nela.
Crê-se que a mão de Fátima (ou Hamsá) é dotada de propriedades mágicas, entre as quais, afastar o mau olhado e proteger contra todo tipo de infortúnio. Você poderá observar que muitas pessoas usam a Mão de Fátima como adorno, pendurado no pescoço (especialmente as mulheres). Também é comum usá-la na porta de entrada da residência. Talismã de boa sorte, pode ser usado onde desejar, por exemplo: na carteira, no carro - para evitar acidentes e assaltos - ou no quarto do bebê (no berço) - para afastar a inveja.
Fátima (614-632) era a filha mais nova do profeta Maomé e de sua esposa Cadija. Nasceu em Meca e foi a única filha a lhe dar herdeiros, assegurando a descendência do profeta, fato importante para os muçulmanos; além disso, cuidou do pai até sua morte.
Depois do falecimento de Maomé, todos souberam por meio dela sobre as visitações do anjo Gabriel e que depois de sua morte, seria a primeira mulher a entrar no reino celeste. Por isso, é considera como a "Senhora das mulheres do paraíso".
Os judeus também usam o Hamsá, só que para eles a peça é conhecida como Mão de Miriam (irmã de Moisés). 

(Monica Buonfiglio/ Especial para o Terra) 

Amuletos poderosos parte 1: a história do Olho de Hórus (olho egípcio)

Na mitologia egípcia, Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o deus dos céus[carece de fontes], muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris.[carece de fontes] Hórus era filho de Osíris[1].

Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito[carece de fontes].

Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de , que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas.[carece de fontes] Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.

Alguns detalhes do personagem foram alterados ou mesclados com outros personagens ao longo das várias dinastias, seitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Ra O Deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Horus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma.

A Concepção de Hórus


De acordo com uma lenda difundida no Antigo Egito, Hórus foi concebido por Isis, quando Osíris, que era seu pai, já estava morto. A lenda sugere que a fecundação ocorreu quando Isis, na forma de um pássaro, pousou sobre a múmia do esposo, que estava deitado em um sofá.

 (Fonte: Wikipédia)

Hórus:

Alguns equívocos comuns de estudantes brasileiros de Inglês.

O objetivo aqui é mostrar alguns dos equívocos que vejo muito em minhas aulas. Não estou criticando ninguém, pelo contrário, é comum errarmos durante o aprendizado e são nossos erros que nos impulsionam, certo? Vamos a alguns deles então!
Em primeiro lugar vem o tão temido "Present Perfect"...por que será que ninguém se lembra de utilizar esse tempo verbal tão cuidadosamente ensinado por nós? Será que é pela falta de correspondência no Português? Galera, Inglês é Inglês, Português é Português! É comum usar a língua mãe ao aprendermos nossa primeira língua extrangeira (e usar essa ao aprendermos a segunda), ele serve como uma espécie de "muleta" para a insegurança do aluno. Mas é preciso largá-las ao aprendermos a caminhar sozinhos, certo? Cada língua com sua estrutura! Então, use e abuse do Present Perfect....com cuidado, ok?
Otros erros têm a ver com pronomes: a troca do "he" pelo "she" e vice-versa (por quê?!), his/her por "your"...gente, "your" é SEMPRE segunda pessoa!! Não seria ambiguo falar "Maria saiu ontem com seu namorado"? De quem, dela ou seu (minha leitora)? Isso não existe em inglês! Ah, e também tem a troca do "before" com "after"...uma vez me disseram que é porque "after" e "antes" começam com a e que "before" , por ter 2 sílabas, parece com "depois"...que explicação científica! Pois é, já que a galera "viaja no tempo", a explicação teria que ser louca mesmo!
Usamos muito mais os demonstrativos de distância "that" e "those" do que os de proximidade "this" e "these". Minha explicação é simples: na cultura deles, a distância é primordial e isso não acontece com nós, latinos!
Agora vem a parte engraçada: gente, se não souber como se diz certa palavra, não custa perguntar ao seu dedicado teacher! Por que inventar palavras "fantasmas", meras cópias do Português como "tradution", "explication", "grace", "frang", entre outras pérolas que ainda ando coletando para fazer um colar chiquérrimo! A intenção desses alunos era falar: tradução (translation), explicação (explanation), graça (fun) e frango (sim...chicken, e não "kitchen"...tudo bem, eu sei que o frango é preparado na cozinha, mas isso não quer dizer que sejam sinônimos, né?!).
Vou ficando por aqui (por enquanto), mas certamente essa publicação terá continuidade...to be continued!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Recomendação de leitura: Percy Jackson

Recomendação de leitura


Para a galera que curte um bom livro, ou melhor, uma boa saga, recomendo a série "Percy Jackson e os Olimpianos", composta de 5 livros: "P. Jackson e o Ladrão de Raios" (também um filme), "P.J e o Mar de Monstros", "P.J e a Maldição dos Titãs", "P.J e a Batalha do Labirinto" e "P.J e o Último Olimpiano". Essa série juvenil (que também vem conquistando o público adulto) está repleta de aventura, magia, emoção, suspense e muitas outras sensações inebriantes, de tirar o fôlego dos leitores ávidos. O mais fascinante é a mescla de mitologia grega com tempos modernos em uma adaptação sem igual, recheda de personagem corajosos, tiranos, maldosos, românticos e misteriosos. Não dá para parar de ler!!

Dica de beleza para as loiras e para as ruivas...




Bem, primeiro vai a dica para cuidar das madeixas vermelhas. Não é só tingir, hidratar e pronto! A manutenção dessa maravilhosa cor é o que há! Em primeiro lugar está a escolha da tinta certa, que não é aquela de 5 reais! Já ouviram falar no famoso ditado "economia é a base da porcaria"? Bem, uma ótima tinta que uso na minha mecha vermelha (porque só sou 20% ruiva...falta de coragem mesmo!) é a "Contrasti Rosso" da Alfaparf + mix 6000 também dessa marca (Evolution), com ox de 30 vol para ficar um vermelho bem aberto. Quando a cor começar a desbotar, faça um banho de brilho para dar uma turbinada na "água de salsicha". Há ótimas opções no mercado, para todos os bolsos. Uma bem legal é "Banho de Brilho" da marca Kert. Há vários tons, mas o que já conheço (e aprovo) é a cor Magma. É fácinho de usar e dá para fazer em casa, mas cuidado para não manchar tudo, ok? Então passe um gel nas orelhas e na testa e não esqueça das luvas! Minha outra recomendação são as tintas fantasia. Uso os 3 vermelhos da Jeans Color (da boa e velha Alfaparf), Chili (mais aberto), Deep (mais bordô) e Magenta (quase roxo). A Magenta é a que mais dura, as outras duas não. Também uso (sozinha ou misturada com creme de hidratação branco + 1 colherinha de 0x de 10 vol) o Vermelho Incrível e o Vermelho Hot da marca Exotic, além da imbatível Nuclear Red da Special Effects (que brilha na luz negra).
Agora a dica para as loiras. Aquele pesadelo da cor amarelo-ovo pode chegar ao fim com alguns truques. São eles: misturar violeta genciana no xampu (3 a 5 gotinhas em um frasco). Cuidado, use luvas porque mancha até a alma! Essa é a forma mais barata, mas muito eficaz. A outra seria um xampu e ou condicionador desamarelizador. Há várias marcas, de vários preços. O mais baratinho porém muito bom é o da marca Vult. Sim, a mesma das maquiagens. Custa uns 10 reais e fica mais ou menos da mesma cor da mistura xampu+ VG. Lembrete: usar no máximo 2 vezes por semana para não manchar! Agora a pergunta que não quer calar é: o que o roxo tem a ver com o loiro? Acontece que a cor violeta quebra o amarelo, neutralizando-o. Entendeu? Não sou cabeleireira mas faço meu cabelo meu laboratório...tudo com muita pesquisa, claro!

"O propósito de viver" (Março de 2011)

"O propósito de viver" (Março de 2011)
Tudo que me resta nesta vida é a incessante busca por cultura...
Como forma de vida, como protesto e para remendar esta ruptura.
Afinal, o que mais me resta neste mundo vão e transitório?
Não há como conformar-se com o quão estúpidas certas regras de conduta podem transformar-se em algo obrigatório!
Ó vida efêmera, ingrata e ridiculamente vazia!
Não consigo lembrar-me de quando tornei-me tão racional, objetiva e até mesmo um tanto fria...

Pelo menos a maturidade chega e a juventude ainda permanece...
A cabeça até que funciona bem , porém o coração padece.
A esperança vai por água abaixo e a vontade esmorece.
Necessito algo que me motive, que me empurre para a frente.
E de que adianta tanto adubo se ainda nem plantei a semente?
E já nem sei onde larguei aquele velho ideal que tinha fixo em minha mente...


Já não consigo confiar em quase mais ninguém,
Uma vez que meus valores não tão mundanos vão muito além.
E parece que esse tão esperado futuro nunca vem!
E começo a aprender a viver sem mediocridade, sem hipocrisia, sem sonhos nem fantasias,
Sem desejos, sem fortes aspirações ou velhas manias
E já nem sei onde estão minhas velhas fobias.

Perto do agradável e longe do mal...
Alguém se arrisca a explicar-me de que é feita a vida, afinal?