Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Minhas considerações sobre a série "Mundo de Tinta"


Olá, leitores e visitantes, como estão? Primeiramente, vou começar recomendando a leitura desta trilogia chamada de Mundo de Tinta: Coração de Tinta (que também é um filme, com Brendan Fraser), Sangue de Tinta e Morte de Tinta. A escritora da série é a alemã Cornelia Funke.
Para quem gosta de uma boa ficção com muita fantasia, esta série é um prato mais que cheio: cheio de heróis, vilões, aventuras, magia, reviravoltas e tramas.
A série começa apresentando os dois maiores protagonistas: Mo, um "médico de livros" (encardenador) e sua filha adolescente Meggie, ambos apaixonados por livros. Mo é um jovem pai (e herói da filha) com a missão de criar sozinho sua filha, já que sua esposa havia sumido misteriosamente quando Meggie era bem pequena. O sumiço da mãe de Meggie se deu devido ao dom de Mo (também conhecido como Língua Encantada) de trazer personagens dos livros para a vida real e vice-versa. Neste mundo, em contrapartida, o personagem Dedo Empoeirado se encontra preso e desesperado para voltar para casa. É aí que ele procura Mo, para que este o mande de volta com seu dom e com seu exemplar do livro do qual havia saído, Coração de tinta, mas acaba traindo-o e levando-o para o grande vilão desta parte da intriga, o terrível Capricórnio. Este vilão aprisiona Mo, Meggie e também a tia deles, Elinor, e apodera-se de todos os exemplares de Coração de Tinta. O maior desejo de Capricórnio é trazer para este mundo o grande monstro de Coração de Tinta, o Sombra. Capricórnio obriga Mo a ler montanhas de ouro vindas de livros. É aí que Mo traz o belo jovem Farid, que acaba se tornando prisioneiro junto com os outros, se apaixonando por Meg e sendo fã e aprendiz do Dançarino de Fogo (Dedo Empoeirado, que é um saltimbanco com grandes habilidades com fogo). Nesta intriga, também aparecem os vilões Basta (capanga de Capricórnio) e Mortola (mãe de Capricórnio). No Mundo de Tinta, descobrem que Resa (mãe de Meggie) está viva e trabalha para Mortola, mas ficou muda neste mundo. Mo então vai atrás de Fenoglio, autor do livro Coração de Tinta, para ver se ele ainda possui um exemplar de seu livro e para ver se consegue evitar que o Sombra seja lido para este mundo. 
Eles conseguem libertar Resa, mas não coseguem fazê-la recuperar sua voz. Descobrem que Meggie tem o mesmo dom de seu pai e usam a menina para trazer o Sombra para este mundo. Mas Fenoglio modifica sua trama e Meggie, ao ler os novos escritos, faz Capricórnio desaparecer. Fenoglio é enviado para o Mundo de Tinta em seu lugar.
No segundo livro, quando Mo, Meggie e Resa estão morando na casa da tia rica e também amante e colecionadora de livros, Elinor, estão bem felizes com as fadas que haviam trazido do Mundo de Tinta e com Darius (leitor gago de Capricórnio, responsável pela mudez de Resa), agora ajudante de Elinor, e com Farid. Mas a alegria vira pesadelo quando Basta e Mortola aparecem por lá para vingar o sumiço de Capricórnio. Com a ajuda de Orfeu (fã de Coração de Tinta que também tem o dom da leitura mágica), os vilões levam o casal para o Mundo de Tinta, onde já se encontra Dedo Empoeirado, Meggie e Farid, mas Mortola dá um tiro em Mo e este fica entre a vida e a morte.
Em Sangue de Tinta, o cenário muda um pouco e novos personagens são apresentados, entre eles, o Cabeça de Víbora, terrível príncipe do Castelo da Noite, cujo desejo maior (após luxo, prata e fartura) é a imortalidade, mesmo que agora tenha um filho para ser herdeiro de seu trono. Aqui também a aventura se enriquece com mais fadas, homens de vidro e cenários mágicos. O Cabeça de Víbora aprisiona Resa e Meggie e, em troca da sua liberdade, Mo lhe promete encadernar um livro em branco para que o Príncipe de Prata viva para sempre, exceto se 3 palavras fosses escritas nele.
Neste livro, também conhecemos a filha do Cabeça de Víbora, Violante, a Feia (princesa do Castelo de Ombra e viúva do Príncipe Cosme, o Belo), seu filho malcriado e fã do avô Cabeça de Víbora, Jacopo, a mulher de Capricórnio, Roxane, e sua linda filha Brianna.
No último livro, Cabeça de Víbora quer vingar-se de Mo porque ele havia encadernado para ele um livro que estava fazendo com que ele apodrecesse vivo. Mo tem ajuda de todos os protagonistas (Meggie, Farid, Dedo Empoeirado, Fenoglio, Violante e os ladrões) e encorpora o papel que Fenoglio criou para ele, Gaio, o ladrão. Começa e matar seus inimigos impiedosamente para fazer justiça e matar Cabeça de Víbora para que a paz volte a reinar. Nesta última parte, o Gaio não quer mais voltar para o mundo de onde veio e seus papéis de ladrão-justiceiro/encadernador começam a se confundir. Meggie e Farid começam a namorar, mas pinta outro bom moço para confundir os sentimentos da jovem. Meggie e Resa querem voltar para o Mundo Real, mas não querem abandonar Mo. Parece que cada vez mais o Mundo de Tinta prende os personagens da vida real nele e a trama começa a criar vida sozinha, independentemente do que Fenoglio escreve...

O resto? Bom, só lendo para descobrir! Tem muito mais ação, personagens e capítulos que vão fazer o leitor chorar, revoltar-se, apaixonar-se e querer devorar as páginas como as páginas devoram a tinta! Nota 10, recomendo muito!

2 comentários: