Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Razões para ler Jogos Vorazes

Bom, gente, a "titia" aqui é uma apaixonada por literatura infanto-juvenil, então não poderia deixar de fazer uma resenha (tardia) sobre a trilogia Jogos Vorazes, que estourou em 2012 devido ao filme do primeiro livro. Aliás, vi o filme antes de começar a ler os livros e achei bem fiel, bem objetivo (o que é bem difícil em se tratando de filmes baseados em livros, cá para nós, né?).
O primeiro livro (capa preta), introduz Panem (nação formada por 13 distritos após a destruição da América do Norte), nação pobre controlada pela rígida e luxuosa capital, onde ocorrem os Jogos Vorazes, uma competição anual disputada por 1 garoto e 1 garota de cada distrito onde a regra é lutar até a morte, deixando somente 1 sobrevivente, que levará glória para seu distrito e receberá suprimentos (que são bem escassos para os moradores) vitalícios e 1 casa decente. Os Jogos são sempre transmitidos pela TV. Isso é uma punição aos moradores por antigas rebeliões, o objetivo é mostrar que a Capital é quem manda e merece ser temida.
 O livro também introduz seus heróis e seus vilões. Do lado do bem, conhecemos os protagonistas do Distrito12: Katniss e Peta (participantes dos jogos), além de Prim (irmã mais nova de Katniss) e Gale, amigo da garota e Cina, estilista que prepara o figurino dela. Do lado do mal, conhecemos garotos e garotas que matam impiedosamente e o presidente Snow.
A trama começa quando a jovem Prim é selecionada na "colheita" (sorteio que escolhe os 2 tributos de cada distrito por meio de um sorteio aberto à toda a população). Para proteger a irmã, Katniss se oferece para ir no lugar dela. Une-se a Peta sob a tutela do ex-ganhador de uma antiga versão dos Jogos, Haymitch, um bêbado inveterado. Durante os Jogos, os tributos conhecem um pouco do estilo de vida exótico e luxuoso dos moradores da capital, que contrasta direto com a pobreza dos Distritos.
O segundo livro (Em Chamas, o vermelho), apresenta outra versão dos Jogos, desta vez ainda mais elaborada, que conta também com a participação de tributos antigos. Katniss e Peta, os vencedoredos da outra edição (sim, os 2...ooops, spoiler!!! Foi mal!!), precisam fingir que são um casal feliz às vésperas do casamento, mas tudo não passa de um esquema elaborado pela Capital para dar Ibope para os novos Jogos. Novos aliados são feitos e novos inimigos também, bem como novas mortes.
O terceiro (A Esperança, azul), foge dos padrões dos outros 2 e não apresenta a matança em forma de jogos, mas sim na verdadeira batalha entre o que restou dos moradores de cada distrito, quando eles se abrigam naquele que todos consideravam destruído, Distrito 14. Katniss representa o pássaro Tordo (que estampa as capas de todos os livros), por ser um símbolo de luta e liberdade. Neste livro conhecemos o destino final de Panem e dos personagens sobreviventes. Tão cruel e implacável como os outros, mas também muito eletrizante. Aliás, toda a série prende a atenção do leitor, que fica ávido por saber qual é a próxima armadilha nesta trama de Suzanne Collins.
Bom, agora é com vocês! Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário