Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Shampoo antirresíduos: vilão ou amigo do nosso cabelo?


A finalidade deste post é tentar esclarecer de maneira simples todas as dúvidas sobre este tipo de shampoo, pois antes de começar a usa-lo, eu mesma tive muitas dúvidas. Então chega de enrolar e vamos direto ao assunto!
                  
O que é shampoo antirresíduos?

É um shampoo que limpa profundamente os fios, eliminando cloro, poluição, excesso de química, de tonalizantes e até mesmo de produtos de hidratação acumulados.


Como ele age?

Ele abre as cutículas do cabelo mais do que um shampoo comum, removendo suavemente resíduos ou acúmulos químicos, físicos (cremes e máscaras de hidratação), pigmentações superficiais indesejadas ou agressões naturais como poluição.

Quando posso usa-lo e com que frequência?

Este tipo de shampoo só deve ser usado no máximo 1 vez por semana, sempre que se deseja remover ou ajudar a remover gradualmente os acúmulos mencionados acima ou para preparar o cabelo para hidratações, cauterizações, escovas progressivas ou tonalizantes com baixo ou nenhum poder oxidante (exemplo: tintas vegetais, sem amônia ou tonalizantes que usam água oxigenada de até 12 volumes). Ele se mostra bem mais eficiente nos processos de soap cap ou decapagem, ou seja, quando se deseja remover tinturas ou tonalizantes de modo mais profundo para clarear o cabelo ou mudar de cor. Neste caso, mistura-se 2 partes dele, 2 de água oxigenada (quanto mais baixa a volumagem menor o poder de remoção dos pigmentos) e 1 de pó descolorante.

Resseca o cabelo?

Não se usado somente 1 vez por semana ou somente para os fins citados acima. Resseca bastante nas decapagens, mas o que resseca mais neste processo é o pó descolorante e a água oxigenada.

Quando não é legal usar?

Cabelos com escova progressiva, que passaram por hidratações/ reconstruções/selagens, porque remove os produtos e cabelos com pigmentos coloridos (vermelhos, cinzas, rosa, etc) ou tonalizantes, porque também desbota a tinta. Cabelos muito finos ou quebradiços também, porque são mais frágeis e propensos à quebra. Somente se for extremamente necessário.
Meu cabelo é bem fino, descolorido e pintado com tinta normal e vegetal, mas eu uso às vezes em cauterizações, para corrigir reflexos indesejados ou para aplicar as tintas vegetais, pois estas não oxidam e o antirresíduos ajuda na absorção do retoque da tinta (quando não é necessário descolorir, mas penetram mais profundamente com as cutículas abertas depois da lavagem).

Tem marcas específicas? Custa mais caro?

Hoje em dia há várias marcas disponíveis, desde as mais baratinhas até as mais caras, profissionais. Mas no final o resultado é quase o mesmo. Eu sempre usei o da Niely Gold e não tenho do que reclamar. É suave, incolor, sem prefume e sem sal. Custam o mesmo que os outros tipos de shampoo da marca, de maneira geral. Podemos comprar em farmácias, perfumarias e supermercados. São bem fáceis de encontrar.



Fico devendo uma foto, ok? Não achei na net e fiquei com preguiça de tirar uma...sorry!

Espero que seja esclarecedor!!


2 comentários:

  1. Ola! Passeando pela net, atras de postagens sobre tintas e mais tintas, vim parar aqui, rs... Vi no seu perfil que tu é professora de ingles, e eu estou precisando urgentemente aprender o maximo que eu puder. Estudei 2 anos em uma escola, mais parece que foram 2 meses (de tanto que sei, rs). Alguma dica, conselho? Eu adoro ingles!
    Grata. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada por visitar o blog e pelo comentário!! Sim, uma teacher que fala sobre cabelos também! Bom, sobre sua pergunta, depende da sua pressa,do seub objetivo e disciplina em estudar! Hoje em dia há vários cursos e revistas de banca de jornal que são bem eficientes para autoaprendizado! Mas há também cursos de 1 a 2 anos que funcionam mas o aluno tem que se dedicar bastante! Eu aprendi muito sozinha com músicas e seriados. Ajuda bastante! Bjos!!

    ResponderExcluir