Welcome to my blog/ Bem-vindos ao meu blog/ Bienvenidos a mi blog.

"Living´s not waiting until the storm ceases, but learning how to dance in the rain"....

"Cuándo el mundo te deprima, observa lo que te rodea com objetividad. Avanza de manera positiva y recuerda que eres tú quien lleva las riendas".

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

"Sigam-me os bons!"

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Óleo de coco e seus múltiplos usos

Estava querendo fazer uma postagem sobre os usos cosméticos do óleo de coco há um tempo, já que falei um pouco sobre ele nas dietas e sobre como me ajudou a perder um pouco de peso. Usei uma cápsula do que estava tomando na hidratação capilar e adorei o resultado: maciez, brilho, umectação! Perfeito, já que ele é praticamente puro, só misturado com glicerina, que também é ótima para o cabelo. Bom, aí me deparei com essa postagem de um blog que sigo sobre produtos e cosméticos naturais (que também é uma lojinha virtual sobre a qual já falei e mega recomendo, Sabão e Glicerina). Resumi a postagem e vou colocar aqui um pouco sobre o que eles falam!

Os benefícios associados ao consumo do “óleo de coco” são reconhecidos e valorizados pela Medicina Ayurveda na Índia há quase três mil anos. O óleo de coco no Brasil, muito conhecido na culinária nordestina e na cosmética artesanal na confecção de sabonetes ganha agora, nova força como suplemento alimentar, em processo de emagrecimento, como fitoterápico na diminuição de gorduras problemáticas e do colesterol entre outras coisas, e na cosmética como poderoso hidratante da pele e cabelos e como reforçador da estrutura de cabelos desvitalizados.

O óleo de coco é comumente dividido em duas amplas categorias: refinado e virgem. O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco. O óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos. Como elevadas temperaturas e solventes químicos não são empregados, o óleo virgem mantém seus fitoquímicos naturais, responsáveis pelos seus suaves sabor e aroma. 


O óleo de coco é um dos óleos mais estáveis que você pode comprar. Não fica rançoso facilmente e não ataca suas artérias.É antiviral, antifúngico (mata levedura) e antibacteriano. Ele ataca e mata vírus que têm um revestimento de lipídio (gordura), tais como herpes, HIV, hepatite C, gripe e mononucleose, além de matar os fungos / leveduras que causam infecções, como candidíase, tinha, pé de atleta, rouquidão, prurido, exantema e muito mais. Mata as bactérias que causam pneumonias, garganta inflamada, cáries dentárias, infecções do trato urinário, meningite, gonorréia, intoxicação alimentar e muitas, muitas outras infecções bacterianas.
O óleo de coco também melhora a função tireoidiana e aumenta o metabolismo (ótimo se você quiser perder peso).
Melhora a digestão e a absorção das vitaminas lipossolúveis, minerais (principalmente cálcio e magnésio) e aminoácidos.
Melhora a utilização de glicose no sangue e melhora a absorção de insulina (ótimo para diabéticos tipo II). De fato, muitos diabéticos (tipo I e tipo II) usam o óleo de coco para reduzir os sintomas. O risco de diabetes diminui com o uso regular de óleo de coco. E como já mencionei, cozinhar com óleo de coco não cria qualquer subproduto nocivo.
Ajuda a curar o corpo e promove uma recuperação mais rápida. Ajuda e fortalece a função imunológica, protegendo-nos de uma variedade de cânceres.
O óleo de coco é bom para seu coração. Consumidores regulares de óleo de coco têm muito menos chance de desenvolver aterosclerose (obstrução das artérias), arteriosclerose (endurecimento das artérias) e infartos. Além disso, o óleo de coco pode baixar a sua pressão sanguínea.
É um antioxidante natural, protege o corpo de radicais livres e evita danos prematuros do envelhecimento e doenças degenerativas.
 
 
Falando no poder cosmético do óleo de coco:
O óleo de coco é a melhor massagem de óleo do planeta. O que ele faz para a sua pele,você simplesmente tem que testemunhar.
Constitui uma barreira contra infecções, suaviza e hidrata a pele e impede marcas de idade e manchas.
Deixa o cabelo saudável e protege dos prejudiciais raios UV.

Como ele faz tudo isso:
O óleo de coco, 100% natural, é um dos melhores produtos naturais para a pele. O resultado você vê imediatamente: pele mais macia, mais viçosa, com vida! E isso vale para qualquer pele: oleosa, mista, seca...
A vantagem dele, como o óleo extra virgem, é que não tem nenhum produto químico, ao passarmos em nossa pele, não estamos intoxicando nossas células. 
 
No Cabelo:
O óleo de coco é um dos melhores nutrientes para o cabelo. Ela ajuda no crescimento saudável do cabelo proporcionando-lhes uma aparência brilhante. Massagear regularmente da cabeça com óleo de coco garante que o seu couro cabeludo está livre de caspa, piolhos e ovos dos piolhos, mesmo se o couro cabeludo é seco.
Nos cabelos, ele hidrata revitaliza e revigora o fio, deixando-o macio, sedoso e brilhante. Usado na quantidade certa, não deixa o fio ensebado com aquele aspecto horrível de cabelo descuidado. É um condicionador excelente e ajuda na re-crescimento do cabelo danificado. Ele também fornece as proteínas essenciais necessárias para nutrir o cabelo danificado. É, portanto, utilizado como óleo de cuidado do cabelo e utilizados na fabricação de condicionadores de diversas, e cremes de alívio caspa. O óleo de coco é normalmente aplicado topicamente para o cuidado com o cabelo.
 
Para reforçar a estrutura de cabelos desvitalizados:
O óleo deve ser passado somente nos fios, não sendo utilizado no couro cabeludo. Para deixar os cabelos menos secos, mais fáceis de pentear e mais fortes, deve ser aplicado uma vez por semana, sem condicionador.
"Como apresenta a mesma constituição da derme, o óleo de coco natural ajuda a limpar o cabelo sem agredi-lo, mantendo a sua hidratação natural. Ele hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro".
Use depois de lavar o cabelo, no lugar do condicionador.
Você também pode misturar o óleo de coco no creme.
Se quiser usar somente o óleo, não precisa de creme para pentear. Mas use bem pouquinho óleo, para o cabelo não ficar muito oleoso.
 
Na pele:
O óleo de coco é um excelente oleo para massagem da pele. Ele age como um hidratante eficaz em todos os tipos de peles, incluindo a pele seca. O benefício de óleo de coco na pele é comparável à de óleo mineral, e, ao contrário de óleo mineral, não há possibilidade de ter quaisquer efeitos secundários adversos sobre a pele, é uma solução segura para a prevenção de secura e descamação da pele. Ela também atrasa rugas e flacidez da pele que normalmente tornam-se proeminentes com a idade. 
O óleo de coco também ajuda no tratamento de vários problemas de pele, incluindo psoríase, dermatite, eczema e outras infeccoes da pele . Portanto, o óleo de coco constitui o ingrediente básico de vários cuidados corporais,  produtos como sabonetes, loções, cremes, etc.Também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e doenças degenerativas, devido a suas propriedades antioxidantes. São excelentes fontes alternativas para substituição do óleo mineral. A vantagem é que são baratos e competitivos como produtos naturais.
Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.
A maioria das loções e cremes comerciais é constituída predominantemente de água. Estas preparações úmidas são rapidamente absorvidas pela pele seca e enrugada. Assim que a água entra na pele, o tecido é expandido como um balão com água, então as rugas desaparecem e a pele se torna mais macia. Porém, tudo isto é temporário. Em poucas horas a água é absorvida e levada para a corrente sangüínea e, tanto a secura como as rugas reaparecem. Além de não resolver o problema de hidratação e das rugas, estes cremes ou óleos refinados estão quase sempre oxidados, trazendo consigo uma montanha de radicais livres, que agravam cada vez mais o tecido elástico da pele tornando-a mais envelhecida.
 
 Vantagens cosméticas:
 
 
1. Não rança facilmente, mesmo em contato com água em bases de cremes e possuir alta durabilidade.
2. Penetra com extrema rapidez pelos poros da pele, facilitando a entrada de óleos essenciais e outros bioativos.
3. Ao penetrar no corpo agir como imunomodulador, contribuído assim para o fortalecimento da imunidade e equilíbrio de quadros inflamatórios.
 
 
 
 
(Fonte: http://sabaoeglicerina.blogspot.com.br/2012/04/o-oleo-de-coco-e-seus-beneficios.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário